Leasing operacional
1 INTRODUÇÃO ................................................................................... 2 2 PROBLEMA ....................................................................................... 3 3 OBJETIVO 4.1 Objetivo Final ............................................................................... 4 4.2 Objetivo Intermediário .................................................................. 4
1. INTRODUÇÃO
O Leasing Operacional permite ao cliente o "uso" do bem durante um período determinado, sem ter a obrigação de adquiri-lo. Ao final do leasing, o cliente tem três diferentes alternativas: * devolver o bem. * renovar o contrato do mesmo bem com o termo de duração de sua preferência (na maioria dos casos, as parcelas de pagamento serão menores, dependendo da duração do contrato renovado).
* comprar o bem pelo valor justo de mercado.
O Leasing Operacional é muito frequente nas economias maduras como instrumento de financiamento corporativo, porém ainda com pequena presença, embora crescente, na economia brasileira.
A história econômica brasileira contemporânea é conhecida por ser composta por períodos de alta inflação que levaram seus participantes, sobretudo as empresas, a buscar vários tipos de proteção para seus patrimônios. Uma das alternativas muito frequentemente empregada, no passado, como defesa contra a inflação foi a aquisição de ativos fixos que, descontado o custo de uso e de manutenção, permitia resguardar, pelo menos em parte, o valor monetário ao longo do tempo.
Com a estabilização advinda após o Plano Real, em 1994, ativos fixos passaram a revelar uma reduzida capacidade de proteção contra a inflação, representando até mesmo um entrave ao aumento da produtividade por conta do rápido obsoletismo num ambiente dinâmico de evolução tecnológica, resultando em ineficiência para as empresas e para o sistema econômico como um todo.
A partir deste novo cenário com o qual o