medidas do templo de karnak
596 palavras
3 páginas
Até o final da civilização egípcia, Karnak se manteve como centro religioso do império. A construção mais importante do conjunto de Karnak é o grande templo de Amon-Ra, uma mescla de vários templos fundidos num só. O seu grande destaque é a Grande Sala Hipóstila: edificada no tempo dos faraós Séti I e Ramsés II, a partir da nave central e iniciada no reinado de Amenófis III. Esta sala, com 102 metros de comprimento e 53 metros de profundidade, era o lugar onde se preparavam as oferendas. Tinha 134 colunas dispostas em 16 filas, com um corredor central de 24 metros de altura, sustentado por colunas que chegavam a ter 3,57 metros de diâmetro. Esta sala estava localizada no caminho das procissões de sacerdotes que conduziam a barca de Ámon, quando a efígie deste Deus viajava até um templo nas vizinhanças de Karnak. No centro deste espaço ficava a nave de Amenófis, mais elevada, com uma dúzia de colunas de 23 metros de altura. O teto seria sustentado por arquitraves com 70 toneladas. As janelas com grades de pedra alinhadas no cimo da nave central ligavam os dois níveis de tetos, possibilitando a entrada de um pouco de ar na sala.
Neste templo está o maior obelisco do Egito com 27metros de altura e pesa 340 toneladas. É um monumento que representa uma mulher faraó que governou os egípcios, Hatshepsut. Hatshepsut, a única mulher faraó da história, colocou uma inscrição no obelisco, com uma saudação às eras seguintes: “Vós que vires este monumento nos anos vindouros e falarem disto que fiz...”
Em outro recinto, duas figuras colossais de Amon e Amonet. Não é mera coincidência que as faces apresentem semelhanças com o rei que as ergueu, Tutancâmon, que ascendeu ao trono em 1361 a.C. O complexo de Karnak também inclui um santuário decorado por Alexandre, o Grande; sem mencionar um pátio onde arqueólogos encontraram escondidas impressionantes 17 mil estátuas de bronze do Templo de Amon.
Karnak também conta com um Lago Sagrado, cuja água era usada pelos sacerdotes do