Fundamentos de Marketing
ANTONIO EDGARD FARIAS
MARCOS RONALDO ALMEIDA
FUNDAMENTOS DE MARKETING
SALVADOR
2013
A responsabilidade pós-consumo refere-se à responsabilidade do fabricante ou importador sobre o descarte de seu produto depois de consumido pelo cliente. Uma empresa que atua com responsabilidade pós-consumo é aquela que tem um plano de ação e assume todo o planejamento e custos operacionais para o recolhimento do produto já utilizado e para que o mesmo não seja descartado e jogado no lixo comum.
Esse tipo responsabilidade pós-consumo deve envolver vários atores além dos fabricantes, dentre eles: os comerciantes e distribuidores, a comunidade em geral, os meios de comunicação e estabelecimentos de educacionais, os governos locais etc.
Por ter que arcar com o recolhimento do produto após seu consumo, os fabricantes repassam esses custos aos preços dos produtos vendidos. Desse modo, todos os consumidores finais estarão pagando não somente pelo bem que usufruiu como também pela sua disposição ambientalmente correta quando não tiver mais utilidade.
A construção de lixões e aterros sanitários tem sido um grande desafio para as prefeituras brasileiras, apesar do Brasil ser um país de extensões continentais, a estrutura demográfica e o consumo concentrado em determinadas regiões tem sobrecarregado as antigas estruturas de coleta e dispensa do lixo urbano.
Vemos um dado do Cempre, Compromisso Empresarial para Reciclagem, anualmente no Brasil, é desperdiçado 4,6 bilhões de produtos por não serem reciclados. Lembrando que a Cempre é uma associação sem fins lucrativos que trabalha para promover a reciclagem no Brasil. Podemos ver alguns objetivos da responsabilidade pós-consumo:
Reutilização, reciclagem, recuperação ou eliminação de produtos descartados por métodos ambientalmente responsáveis;
Educar o consumidor a participar dos sistemas de recolhimentos de produtos descartados;