Medidas de volumes e sólidos
UNIFAL – CAMPUS POÇOS DE CALDAS-MG BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Experimento 1: “Medidas de Volumes e Sólidos”
09/06/2013
1 - Resumo
2 - Introdução
3 - Procedimentos Experimentais:
3.1 - Materiais utilizados:
1 Proveta de 1000 ml;
1 Paquímetro;
1 Micrômetro;
1 Balança Analítica;
1 Ruela, 1 Cilindro, 1 Esfera de Mouse.
3.2 - Procedimentos Experimentais:
Primeiramente com base no princípio da lenda de Arquimedes e a Coroa do Rei Hierão utilizando a proveta foram feitas as medidas de volume dos três objetos: arruela, cilindro e esfera de mouse. Colocou-se água na proveta até 500 mls e inseriu-se separadamente cada objeto para medir o deslocamento do volume de água. No caso da arruela por ser um objeto com pequenas dimensões e massa foram adicionadas 10 unidades para melhor visualização sendo que o resultado do volume foi dividido por dez para ter uma melhor aproximação do volume real do objeto. Foi estipulado, também, a incerteza do instrumento de medição (proveta) em mais ou menos 5 cm³ conforme os cálculos estipulados na próxima seção.
Utilizando de instrumentos de medidas mais precisos (paquímetro e micrômetro) foram realizadas novamente medidas das dimensões de cada objeto para assim calcular o seu volume. Os erros foram calculados com base na incerteza dos instrumentos de: 0,005 cm (paquímetro) e 0,0005 cm (micrômetro).
Com a balança analítica descobriram as massas dos objetos para assim calcular a densidade utilizando os volumes de maneira indireta (principio de Arquimedes) e a forma direta (com os instrumentos de precisão) para assim comparar os dois resultados e através dos cálculos dos erros verificarem se os valores se aproximam e qual das maneiras expressa maior precisão.
4 - Resultados:
4.1 - Cálculos:
Os resultados de volume com base no princípio de Arquimedes estão expressos na tabela abaixo:
O volume de uma