Medidas De Tendencia Central 1
UNIDADE DE ENSINO: Estatística
Medidas de tendência Central
Olá... Estamos em nosso terceiro encontro. Nos primeiros encontros nós vimos uma pequena introdução à estatística e no segundo encontro vimos às tabelas de freqüência pontual e intervalar e como determinar a média.
Neste encontro nós daremos continuidade às medidas de tendência central, vendo a mediana e moda e daremos os primeiros passos com as principais separatrizes.
Estou à disposição de todos, para qualquer pergunta.
Um grande abraço e bons estudos!
Medidas de Posição
Segundo Carvalho, as medidas de posição são medidas estatísticas que nos fornecem informações relevantes, a partir das quais poderemos traçar uma idéia inicial de como se comportam os elementos do conjunto estudado.
Ainda segundo Carvalho, as medidas de posição, classificam-se em dois tipos: medidas de tendência central e medidas separatrizes. Ambas serão objeto de nosso estudo: as primeiras – de tendência central – estão expressamente presentes em todos os programas de concursos, enquanto as últimas – as separatrizes – estão implícitas, uma vez que se necessita delas para cálculos de outras medidas estatísticas, como a assimetria e a curtose, assuntos que serão vistos mais adiante.
Média Aritmética
Segundo Triola, a média aritmética ou simplesmente média de um conjunto de dados é a medida de tendência central encontrada pela adição dos valores e divisão do total pelo número de valores. Essa medida de tendência central será usada freqüentemente em todo o restante deste curso, e será referida simplesmente como média. A média é representada por ݔҧ (pronuncia-se “x
barra”).
1 ead.faminas.edu.br PROFESSOR AUTOR: Esp. Augusto Sousa Da Silva Filho
UNIDADE DE ENSINO: Estatística
Média Aritmética - Dados não Agrupados:
Segundo Fonseca e Martins, sejam x1, x2,x3...,xn, portanto, ‘n’ valores da variável X. A média aritmética simples de X representada por ݔҧ é definida por:
ݔҧ ൌ
Em