Medidas de preservar
"Cachalote"
Animais em vias de extinção Designa-se animais em vias de extinção, aqueles cujo número de espécies é muito reduzido em perigo iminente de desaparecerem se não forem protegidas. O Homem é que tem provocado a extinção de milhões de espécies diferentes, essas espécies desaparecem devido a interesses económicos, à poluição e ao crescimento humano. Muito pouco se sabe acerca do processo de extinção de espécies (que pode-se também considerar um passo de evolução) visto que a eliminação de espécies antigas deixa o lugar a espécies novas.
Nome: Baleia Cachalote
Nome científico: Physeter macrocephalus
Local onde habita: Açores
Características: A principal característica do cachalote é a sua cabeça grande retângular, que corresponde até 40% do seu comprimento total. A sua coloração é escura e uniforme, indo do cinza ao marrom. A pele do cachalote é enrugada, principalmente na parte posterior do corpo. O peso médio do macho é de cerca de 45 toneladas, e o da fêmea 20 toneladas. Os filhotes nascem com 3,5 a 4 metros. Fêmeas adultas atingem 12 metros e os machos 18 m.
Gestação e cria: Aproximadamente onze meses. Nasce apenas uma cria, pesando cerca de 1 tonelada.
Alimentação: Variedade de peixes, lulas e polvos.
Ameaças: Por causa dos seus caros produtos, como o espermacete e o âmbar-gris, o cachalote tem uma das mais antigas e contínuas histórias de exploração entre os cetáceos. As redes de deriva de alto mar, são outro problema para o cachalote, que acidentalmente se emalham nestas redes.
Medidas de Prevenção: Reduzir o efeito de estufa. Reduzir a poluição dos solos e das águas. Criação em