Medidas de Massa
1 Introdução
Massa é uma das propriedades da matéria. A quantidade de massa de um corpo está diretamente relacionada à com a força necessária para variar sua velocidade (intensidade e/ou direção).
Adicionalmente, dois corpos com massas m1 e m2 se atraem com uma força F que é proporcional às suas massas e inversamente proporcional à distância R que as separam, isto é: F = G×(M1 M2)/R2.
Uma das formas mais simples de se determinar a massa1 de um corpo é compará-la à massa de um outro corpo escolhido como padrão. Os diversos tipos de instrumentos para a determinação de massas são denominados pelo termo genérico "balança". Toda balança faz uso de propriedades da matéria e de leis físicas conhecidas. Aqui utilizaremos uma dos mais simples e antigos instrumentos de comparar massas: a balança de dois pratos.
__________________________________
1
Obs.: o termo "pesar" é freqüentemente empregado com significado de "medida de massa".
Figure 1: Issac Newton (1642-1727): f = dp/dt
2 Objetivos do experimento i- Determinar a massa de um dado objeto por meio de medida direta utilizando-se de duas técnicas: (i)- método da pesagem simples, e (ii)- método da dupla pesagem; ii- Determinar o erro inerente do instrumento de medida utilizado, por meio da sensibilidade do mesmo. 3 Contexto teórico – medida de massa
Conceitos e definições nas Ciências Naturais: O que é massa?: Massa é uma propriedade da matéria. Mas, o que é matéria?: Matéria é a substância da qual os corpos físicos são compostos.
Mas o que é substância?; O que é corpo físico? ... Bem, tanto na Física como noutras área científicas, definições são estabelecidas mais específica e objetivamente a partir de relações entre conceitos ou grandezas tomadas como primitivas. Assim, por exemplo, a quantidade de massa m em um corpo qualquer pode ser definida através da segunda Lei de Newton, f = ma, onde m se relaciona com outras grandezas, como a aceleração a que o corpo de massa m