Medidas e Massas
Medidas de Massa
2.0 Objetivo
Aprender a utilizar balanças em laboratório em pesar com precisão substâncias sólidas
3.0 Introdução
No dia-a-dia há necessidade de medir massas em diferentes escalas: no supermercado, ao comprar determinado produto; no laboratório, com precisão mais avançada, ao determinar a quantidade de certa substância para uma reação química; nas rodovias, para fiscalizar se as cargas transportadas respeitam os limites legais. Podemos citar diversos exemplos diários para ilustrar a necessidade de medição de massa.
Mas, antes de tratar dos instrumentos de medida, precisamos definir “qual” massa estamos nos referindo, pois existem diversas maneiras de definir massa, dentro de diversos contextos, porém como iremos ver, os aparelhos de medida são baseados nas definições de massa da mecânica newtoniana. Entretanto, apesar de muito bem definida dentro de cada área de estudo onde aparece "explicar" o conceito de massa não é uma coisa muito simples, e não existe uma definição suprema. Atualmente existem algumas teorias que tentam buscar nas origens o que é massa e se existe um conceito unificado.
A balança, por exemplo, é o instrumento mais utilizado atualmente para medir a massa gravitacional de um objeto. O leitor pode-se perguntar por que enfatizar o termo “gravitacional” na denominação da massa medida pelas balanças e esta resposta é simples: como veremos a seguir, as balanças baseiam suas medidas, basicamente, na leitura da força peso exercida pelos objetos sobre o equipamento, devido a deformações ou interações do próprio objeto com seus sensores.
4.0 Parte experimental
4.1 Materiais e reagentes
NaCL
Balança analítica
Béquer
Espátula
Vidro de relógio
4.2 Procedimento experimental
O primeiro procedimento foi nivelar a balança, porém para economizar tempo (Aproximadamente 20 minutos) as balanças já estavam niveladas.
Depois centrar o peso no prato da balança em seguida tarar o