lucas
Barco vela
Vela é o nome dado ao desporto de competição que envolve barcos movidos exclusivamente às custas do vento.
As competições da vela envolvem os mais diferentes tipos de embarcações, separadas em categorias apropriadas, conhecidas como classes. As competições da Vela são formadas por uma série de regatas. Em cada regata o barco soma determinado números de pontos de acordo com sua posição de chegada. Vence a competição aquele que somar o menor número de pontos ao final da série de regatas. E sabia que a Vela é um desporto olímpico desde 1900?
A Vela também é um lazer, um hobbie. Um exemplo disso é a Vela de cruzeiro, podendo o velejador morar ou não a bordo.
Se gosta do mar, de barcos e predispõe da herança marítima dos nossos ilustres antepassados, tal como, Infante D. Henrique ou Vasco da Gama, então está na altura de experimentar este desporto.
Aqui vão dez dicas que o ajudarão a velejar como Gil Eanes.
Equipamento
É fundamental adquirir um equipamento de qualidade, pois em casos de risco é a qualidade do material adquirido que poderá fazer a diferença. Não se esqueça do Barco, Botas de neopreneo anti-derrapantes, Colete salva vidas, Fato isotérmico de neopreno e Luvas de neopreno.
Iniciação
A iniciação da vela pode ser feita em qualquer idade, sabendo no entanto que, a partir de uma certa idade, a aprendizagem é desconfortável e mais difícil quando realizada na vela ligeira.
Por isso aconselha-se os 8 anos para iniciar a modalidade e preferencialmente em clubes com escolas de Vela homologadas pela F.P.V.
Classes
Na primeira fase do contacto com a modalidade, qualquer embarcação é adequada.
Numa fase posterior, a escolha da classe é importante, e deve ser condicionada pela opção de seguirmos a via do rendimento desportivo ou do lazer.
Para esta escolha, deve ser consultado o técnico do Clube responsável por esta área.
Portanto, as classes existentes nesta modalidade são: