Medidas De Dispers O Cont
Uma medida de dispersão estatística é um não-negativo número real que é zero se todos os dados são os mesmos e aumentam conforme os dados vão ficando mais diversos.
A maior parte de medidas de dispersão estatística tem as mesmas unidades que a quantidade sendo medida. Em outras palavras, se as medidas das amostras são feitas em metros ou segundos, a medida de dispersão também serão. Tais medidas de dispersão incluem:
Amostra Desvio Padrão
Amplitude interquartil (AIQ) ou Amplitude interdecil
Amplitude
Média
Desvio absoluto (Mediana) (DAM)
Desvio absoluto
Desvio de Distância Padrão
Estes são frequentemente usados (juntos com fatores de escala) como estimadores de parâmetros de escala, no qual em sua capacidade são chamados deestimadores de escala. Medidas de Escala Robustas são aquelas não afetadas por um número pequeno de outliers e incluem o AIQ e o DAM.
Todas as medidas acima de dispersão estatística tem a útil propriedade de serem invariantes com posição, e lineares no crescimento. Então, se uma variável aleatória X tem uma dispersão de SX então a transformação linear Y = aX + b para real a e b devem ter dispersão SY = |a|SX.
Outras medidas de dispersão não possuem dimensão. Em outras palavras, elas não tem unidade mesmos se as medidas em si tem unidades. Essas incluem:
Coeficiente de variação
Coeficiente de dispersão quartil
Diferença média relativa, equivalente ao dobro do Coeficiente de Gini.
Existem duas outras medidas de dispersão:
Variância (o quadrado do desvio padrão) — Não varia com posição mas não tem crescimento linear.
Razão Variância-Média — usado mais para contagem de dados quando o termo coeficiente de dispersão é usado e quando essa razão não possue dimensão, pois contagem de dados também não tem dimensão, e não o contrário.
Algumas medidas de dispersão tem propósito especifico, como a Variância de Allan e a Variância de Hadamard.
Para variáveis categóricass, é menos comum medir