Medida De Satisfa O
Todavia, a satisfação dos clientes é condição necessária, mas não suficiente. Esse indicador é apenas uma pista tênue da capacidade de retenção dos clientes em mercados altamente competitivos. As empresas perdem com regularidade algum percentual de clientes satisfeitos. Daí a necessidade de concentrar-se na retenção de clientes. Contudo, até mesmo altos índices de retenção podem ser enganosos, pois às vezes resultam do hábito ou da falta de alternativas. As empresas devem almejar marcas ambiciosas de fidelidade e de comprometimento dos clientes. O grande número de empresas existentes no mercado é assustador. Essa realidade implica em concorrência e quem vai definir o "Vencedor" dessa disputa são os clientes. E vale de tudo, contratar uma nova equipe de marketing, formar novos grupos de vendas, contratar funcionários novos, enfim, o mercado é grande e o tempo é precioso.
E a primeira preocupação das empresas é com a satisfação dos clientes, que geralmente procuram "qual oferta proporciona mais valor". Além do valor e das características do produto desejado, cria-se uma expectativa em relação à ele que só vai poder ser medida depois que a expectativa de valor for saciada.
Essa satisfação pode ser medida pelo desempenho e expectativas percebidas, sendo que se não atender às expectativas, o cliente ficará insatisfeito. Caso contrário, ficará satisfeito, ou mais que isso, ficará altamente satisfeito ou encantado. O resultado de uma boa impressão da empresa, ou uma completa satisfação do cliente, resultará em uma fidelidade recíproca. Para que a empresa alcance todo esse sucesso, é necessário que se trace uma meta do público alvo, que se aprimorem "os processos fundamentais do negócio" e que se utilizem todos os recursos disponíveis pela empresa (mão -de -obra, materiais, equipamentos, etc.).
Isso tudo porque os clientes de hoje em dia estão cada vez mais exigentes e a concorrência está com ofertas iguais ou melhores. O desafio continua sendo