ATPS ETICA pronta
CURSO SERVIÇO SOCIAL – 4ª FASE
ACADÊMICAS: MÁRCIA SOARES DE JESUS RA: 6374231397
PAOLA CARLA KLAUS RA: 7118522506
ROSANE CERCAL BATISTA RA: 6788429453
SUZANA CONTE DA CUNHA RA: 7306551292
ATPS DA DISCIPLINA ÉTICA PROFISSIONAL – VALORES ÉTICO-MORAL DENTRO DO SERVIÇO SOCIAL
TUTORA PRESENCIAL: VERÔNICA DE OLIVEIRA
JOINVILLE – SC
NOVEMBRO / 2014
INTRODUÇÃO
Conforme solicitado na ATPS, o capítulo escolhido pela equipe foi do livro “Ética e Serviço
Social – Fundamentos Ontológicos da autora Maria Lúcia Silva Barroco foi: Rumo á Construção de uma nova Moralidade. (cap. 2)
Abordaremos sobre a importância do profissional de Serviço Social no mercado de trabalho, suas atuações e o histórico do SSO.
No trabalho a seguir apresentaremos duas reportagens que implica a ética e a moralidade na realidade em que vivemos. Uma reportagem é sobre as eleições presidenciais 2014 a outra referese a campanha do outubro Rosa, nesta nos mostra a emancipação da mulher nos dias de hoje.
Campanha outubro Rosa seu objetivo é a alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama e do colo de útero.
ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL – FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS
Afirmação e Negação da Liberdade nos anos 60/70
A ética tradicional expressa uma das perspectivas morais da sociedade burguesa: a moral conservadora em sua articulação com a cristã e a positivista. A ruptura com costumes e valores de ordem moral é sempre relativa à condição histórica favorecedoras de questionamentos que remetem a vida cotidiana sendo o conservadorismo moral reproduzido através do preconceito que se opõe à liberdade. Nos anos 60 foi um ano revolucionário, marcado por uma ruptura ideológica, à moralização dos costumes: a família e mobilização política deste período. Nessa década a mulher se emancipa e ingressa no mercado de trabalho, na educação superior, na vida pública e na defesa dos direitos sociais e