Rel 1
EME313 - Fenômenos de Transporte I
Prof. Dr. Hélcio Francisco Villa Nova
Relatório nº 1 – Ensaio de Pressão
Jaqueline Oliveira Gouveia – 18835
TURMA P3 31/03/2015
1. Introdução
Esse experimento tem como objetivo analisar o deslocamento de um cilindro hidráulico a partir da mudança da força de pressão em cada processo. Para a medida da pressão utilizado foi utilizado um manômetro de Bourdon, como mostram as figuras abaixo.
Figura 1. Fotografia do monômetro de Bourdon utilizado no experimento.
O funcionamento do Manômetro de Bourdon consiste em uma escala circular sobre a qual gira um ponteiro indicador ligado a um jogo de engrenagens e alavancas. O funcionamento deste tipo de manómetros é baseado na alteração da curvatura originada num tubo de secção elíptica pela pressão exercida no seu interior. A secção elíptica tende para uma secção circular com o aumento da pressão no interior do tubo levando a que o tubo se desenrole. Este tubo tem a uma das extremidades fechadas e ligada a um mecanismo (com rodas dentadas e mecanismos de alavanca) que permite transformar o seu movimento de "desenrolar" (originado pelo aumento de pressão no interior do tubo) no movimento do ponteiro do manómetro. A medida da pressão é relativa uma vez que o exterior do tubo está sujeito à pressão atmosférica. Pela figura a abaixo é possível visualizar o interior do monômetro.
Figura 2. Interior de um monômetro de Bourdon.
O monômetro pode ser dividido nas seguintes partes:
Figura 3. Partes de um monômetro de Bourdon.
2. Medidas Experimentais e Desenvolvimento do Relatório
2.1. Cálculo da Aceleração
Foram coletadas 5 medidas diferentes de tempo para o mesmo deslocamento de um embolo no qual a cada medida era colocado um valor diferente de pressão. Esses valores podem ser observados pela tabela a seguir:
Tabela 1. Quadro de medidas coletadas experimentalmente.
Medida
Pressão (kgf)
Tempo (s)
1
19
4,16
2
27