Rel Acio Lab 1
Faculdade de Engenharia Elétrica
Acionamentos Elétricos
Partida suave de MIT utilizando resistências em série com o estator e frenagem com injeção de corrente contínua.
Controle através de controlador programável
Alin do Amaral Martins 1052051-7
I. INTRODUÇÃO
O motor de indução ou assíncrono de corrente alternada tem sido o motor preferido da indústria desde o principio do uso da energia elétrica em corrente alternada. Ele alcançou e manteve sua posição em virtude de sua robustez, simplicidade e baixo custo. A linha padrão de motores de indução inclui o popular motor de gaiola de esquilo e o versátil motor de anéis além de variações destes motores básicos como os para aplicação em dupla velocidade, de velocidade variável, para pontes rolantes, prensas e outras aplicações.
Métodos de Partida:
Todos os motores de indução modernos são projetados para suportar a tensão plena na partida sem danos ao enrolamento do motor. Sempre que possível, a partida de um motor trifásico, rotor em gaiola, deve ser direta, isto é, a plena tensão. Caso a partida direta não seja possível, quer por imposição da concessionária (>7,5 CV deve partir com tensão reduzida) quer por exigência da própria instalação, deve-se usar um sistema de partida indireta, com tensão reduzida para reduzir a corrente de partida.
Os três métodos usuais de partida com tensão reduzida usados para reduzir a corrente consumida pelo motor são: (1) o auto transformador, (2) o método da resistência em série, e (3) o método do reator em série. Em geral estes três métodos não requerem modificações do motor para seu uso.
Em adição aos acima citados, três outros métodos de redução de partida do motor são usados. Ocasionalmente estes métodos requerem modificação dos enrolamentos do motor; assim, para ser usado o método desejado deve ser especificado por ocasião da definição da cotação do motor. O método estrela-triângulo requer terminais