Medida da Tensão Superficial – Método do Peso da Gota
CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais
Medida da Tensão Superficial – Método do Peso da Gota
Camila Medeiros de Almeida
Marceli Araújo Nobre
Centro Universitário Norte do Espírito Santo
Rodovia BR 101 Norte, Km. 60, Bairro Litorâneo, CEP 29932-54 São Mateus – ES Sítio eletrônico: http://www.ceunes.ufes.br!
1. OBJETIVO
Determinar a tensão superficial de substâncias pelo método do peso da gota (Lei de Tate) e obter o ponto de concentração micelar crítica (CMC).
2. RESUMO
Com o uso de uma bureta, foi medido o volume médio de uma gota contendo concentrações diferentes de surfactante, a fim de avaliar o efeito desse surfactante sobre a tensão superficial da gota. O método utilizado para análise é gravimétrico. No método, a força do peso da gota é equilibrada com uma força dependente do valor de tensão superficial do líquido, além da circunferência da gota. Quando a gota cai da bureta, a sua força peso se tornou ligeiramente superior ao da força que a mantinha unida ao restante do líquido. Como o que, de fato, goteja é uma fração da massa de água reunida na formação da gota, é necessário que a força peso da gota passe por um fator de correção, f, para que uma análise mais correta fosse realizada.
3. INTRODUÇÃO
A tensão superficial é um fenômeno que ocorre em todos os líquidos, ela se caracteriza pela formação de uma espécie de membrana elástica em suas extremidades. A água possui a maior tensão superficial dentre os outros líquidos.
Em outras palavras, a tendência de todas as moléculas do líquido é se compactarem em direção ao centro de massa, pois existe sempre uma resultante em todas as moléculas que aponta para o centro, de forma que criem a superfície externa de menor área possível, uma vez que todo sistema mecânico tende a adotar o estado de menor energia potencial.