fisica
Os dispositivos mais comuns são fusíveis e disjuntores .
Fusíveis: os fusíveis são feitos de chumbo e estanho, que se fundem quando atravessados por uma corrente elétrica maior que a suportada pelo circuito.
São ligados em serie com parte do circuito que precisa ser protegida , funciona como elo que se rompe quando acontece uma sobrecarga
Fusíveis mais comuns :
Fusiveis rosca : composto por uma liga de estanho, é muito usado em residências, especificamente junto ao relógio de mediação elétrica e no quadro de distribuição. fusível de cartucho – muito usado em aparelhos de som, é feito por um tubo de papelão e tem em sua composição fio interno e, em muitos casos, areia.
O fusível precisa ser substituído sempre que usado, porque ele queima e precisa ser trocado para continuar desenvolvendo seu papel.
Disjuntores : São chaves especiais que interrompem de forma automática a passagem da corrente elétrica quando sua intensidade é maior que o valor máximo suportado pela instalação.
O disjuntor tem como principal função interromper o circuito sempre que houver sobrecarga ou curto circuito, ou seja, ele desenvolve a mesma função dos fusíveis e a única diferença é sua reutilização.
O disjuntor é feito por um interruptor simples, conectado a uma lâmina bimetálica ou a um eletroímã.
Disjuntores mais modernos utilizam componentes eletrônicos para monitorar os níveis da corrente, o uso de dispositivos semicondutores acontece pelo fato de serem mais precisos e mais ágeis.
Dispositivos de controle : Medem ou identificam a corrente elétrica ou a diferença de potencial entre dois pontos.
Amperimetro: Mede a intensidade da corrente elétrica. amperímetro analógico ampeirmetro digital
Voltímetro: Mede a ddp entre dois pontos.