medicina
LAURET INTERNACIONAL UNIVERSITI
ENFERMAGEM
SAÚDE DA MULHER
MODIFICAÇÕES MATERNAS DO SISTEMA CARDIOVASCLAR
MANAUS
2014
AIKO CABUS KINA
KAROLINA PEDROSO
RUTE MELO
JUCIELDA DE JESUS
NADINY
O presente trabalho e apresentado a Msc.prof Maryangela Araujo da Costa para obtenção de nota parcial na matéria de saúde da mulher do curso de enfermagem sexto período da faculdade UNINORTE.
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
Preliminarmente, vamos aborda um determinado assunto que diz respeito ao sistema cardiovascular que é responsável pelo transporte de gases no corpo, ( oxigênio e gás carbônico) hormônios, de nutrientes e por providenciar a defesa do organismo contra todo e qualquer invasor. E o coração é capaz de fazer com que o sangue esteja sempre circulando no organismo, porém este trabalho tem como principal função aguarda as repercussões do sistema cardiovascular na gravidez dos quais são citados teorizações com principais citações de determinados autores que aqui usaremos dando ênfase nas adaptações hematológicas do organismos materno.
O organismo materno passa por alterações essências para adaptação na gravidez, decorrentes da presença e funcionamento da unidade fetoplacentária. Uma dessas adaptações e o cardiovascular onde há uma expansão volêmica esta expansão se da por conta da necessidade de suprimento sanguíneo, há o aumento da frequência cardíaca em conjunto com a elevação do volume sistólico oque irá desencadeia aumento do debito cardíaco.
Ricci(6 o677) O aumento da volemia e necessário para promover a hidratação adequada dos tecidos do feto e da mãe, suprir o fluxo sanguíneo para perfundir o útero em crescimento e promover uma reserva para compensar a perda de sangue que ocorre no nascimento e durante o puerpério.
Zugaib(95858) As gestações hígidas toleram bem tais alterações; as portadoras de