Atualidade
O discurso de abertura do evento foi feito pelo coordenador geral do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis e secretário de Meio Ambiente do município, Leandro Coutinho, que relembrou a trajetória do Fórum desde o lançamento da Agenda 21 local em 2009, passando pelas catástrofes ambientais de 2011 e 2012. Segundo ele, as tragédias ocorridas na época mudaram os rumos do trabalho do grupo, que teve que buscar a reconstrução do município e transformar o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) em ações completas e efetivas para construção de uma região sustentavelmente desenvolvida.
Também participaram da mesa de abertura o coordenador geral da Agenda 21 Comperj, da Petrobras, Ricardo Frosini, a professora e consultora em Gestão Ambiental, Lucila Martinez e o vereador e relator da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), Dr. Antônio Francisco.
Agenda 21 Comperj
Ricardo Frosini falou sobre o trabalho maduro e experiente desenvolvido pelo grupo no município e relembrou o processo da Agenda 21 Comperj desde o início, começando pela fase de mobilização, em 2007, até chegar fortalecimento dos Fóruns feito hoje por meio de suporte na capacitação, comunicação e articulação institucional para que as ações saiam do papel e o desenvolvimento aconteça.
Frosini falou também sobre a importância do processo de renovação do Fórum Local. “O processo de renovação em Teresópolis sempre foi bem conduzido, com transparência e legitimidade, e demonstra o trabalho sério realizado pelo grupo. É papel dos membros