Medicina
Alvaro Nagib Atallah', Aldemar Araujo Castro?
Este artigo, que pela sua importância ocupa o espaço destinado ao Editorial, representa oportuna atualização dos conceitos fundamentais da Medicina Baseada em Evidências, de extraordinário valor na avaliação justa e sistemática da literatura médica. (O Editor)
A Medicina, durante muito tempo, baseou-se nas experiências pessoais, na autoridade dos indivíduos com maiores títulos acadêmicos e nas teorias fisiopatológicas.
A Medicina Baseada em Evidências (Sackett, 1996;Jadad,
1997) - ou em prova científica rigorosa - tem, para nortear as tomadas de decisões sobre os cuidados em saúde, o compromisso da busca explícita e honesta das melhores evidências científicas da literatura médica.
De certa forma, essa concepção de Medicina (EBM,
1992; Atallah, 1996) tira a ênfase da prática baseada apenas na intuição, experiência clínica não-sistematizada e nas teorias fisiopatológicas, para se concentrar na análise apurada de métodos por meio dos quais as informações médicas foram ou serão obtidas. Dá especial atenção ao desenho da pesquisa, à sua condução e à análise estatística. No tocante ao método de pesquisa, ele se baseia na associação de métodos epidemiológicos à pesquisa clínica, chamada Epidemiologia Clínica (Castelo, 1989).
Esse conjunto se completa com métodos bem definidos para avaliação crítica e revisões sistemáticas da literatura médica. Questões clínicas. Tudo tem início com a formulação de uma pergunta, que se originou de uma dúvida no atendimento ao paciente, ou da sugestão do autor de artigo ou de alguém conhecido. A pergunta formulada
*
Este texto constitui
a terceira edição, revisada e atualizada,
dos artigos:
Atallah AN. Medicina baseada em evidências: uma nova maneira e praticar a Medicina. Rev Diag Trat 1996;1(2):8-10;
Atallah AN. Medicina
1997;81: 14-5.
baseada em evidências.
Medicina