medicina
Grupo: Daniel Callegari Roveri, Deivid Sutti, Itamar Shimozako, Jaqueline Minari, João Pedro Fávero, Luma Lofrano, Marina Gimenez, Nayana Camurça, Renan Batistão, Roberta De Castro Junqueira.
Síntese problema 4 – “Por caminhos difentes”
O problema 4 trava de duas amigas que, por caminhos diferentes, conseguiram engravidar. Enquanto o problema da primeira moça era a dificuldade de manter a gravidez, o da segunda era de não engravidar, uma vez que seu marido possui problemas de infertilidade. Após a discussão em grupo, chegamos aos seguintes objetivos de aprendizagem e suas respectivas respostas: 1- Descrever as etapas pré- embrionárias.
Apesar do estudo do problema 4 ser focado na fase pré-embrionária, e por isso ela ser a única fase aprofundada nessa síntese, vale ressaltar que a gestação é normalmente dividida em 3 fases principais, dentro das quais inúmeros eventos acontecem. São elas:
- Fase pré- embrionária: trata-se das primeiras três semanas de gestação, da fertilização até nidação.
- Fase embrionária: trata-se da organogênese, que dura até a oitava semana.
- Fase fetal: trata-se do restante da gestação, até o momento do parto.
Fase pré- embrionária:
- Fecundação:
Para que ocorra a fecundação, o espermatozoide deve adquirir a capacidade fertilizatoria a partir da Capacitação: O muco uterino faz com que apenas as capas glicoproteicas da região acrossômica de alguns deles seja removida,permitindo a passagem pela corona radinata.
Após o contato do espermatozoide com a zona pelúcida do ovócito II, outros espermatozoides não conseguem mais penetrar o ovócito. Isso se deve a reação cortical, ou seja, após a penetração do primeiro espermatozoide, a zona pelúcida muda sua natureza elétrica, se despolarizando pela ação de íons Sódio. Esse sinal elétrico faz com que vesículas chamadas de grânulos corticais joguem seu conteúdo na zona pelúcida, fazendo com que ela inche e expulse os outros espermatozoides próximos.
O