Medicina Veterinária
Os gráficos estatísticos são representações dos dados estatísticos, com o objetivo de permitir uma visão completa e rápida do fato estudado. Nos gráficos estatísticos são feitas correspondências entre elementos de uma série estatística e uma figura geométrica, de tal modo que haja proporcionalidade nessa representação. De forma simplificada, se forem considerados os objetivos e usos a que se destinam os gráficos, pode-se classifica-los em dois tipos: gráficos de informação e gráficos de análise. Se for levado em conta o visual de acordo com a composição de formas, os principais tipos gráficos são:
diagramas (gráficos geométricos em duas dimensões); gráfico polar ou radar (para representar séries temporais cíclicas); cartogramas (ilustrações relativas a cartas geográficas); pictogramas (representação gráfica ilustrada por figuras).
DIAGRAMAS
São gráficos dispostos num universo máximo de duas dimensões. Para a construção gráfica de diagramas, em geral utilizamos o sistema cartesiano.
Tipos de gráficos em diagramas: linhas ou curvas; colunas ou barras; colunas (barras) múltiplas; setores. 1 GRÁFICO EM LINHA OU EM CURVA Os gráficos em linha ou em curva são elaborados no espaço cartesiano. Utilizamos dois eixos perpendiculares entre si, cada um dos eixos recebe o nome de eixo coordenado. O eixo coordenado horizontal é o eixo das abscissas (eixo x), o eixo coordenado vertical é o eixo das ordenadas (eixo dos y ). Consideramos uma série estatística com duas variáveis; no exemplo abaixo as variáveis são: o número de turistas e os anos. Os valores da variação de uma característica são marcados no eixo das abscissas (no exemplo: os anos), e os valores correspondentes à outra variação no eixo das ordenadas (no exemplo: número de turistas).
Exemplo: Segundo a reportagem de um jornal, aumentaram as visitas de estrangeiros ao Brasil (O