Crescimento Osseo
Rodolfo Alberto Santos Silva
Crescimento Ósseo
-Longitudinal
Periósteo
-Espessura
1° semestre/2014
Turma D1
Uberlândia
2014
Rodolfo Alberto Santos Silva
Crescimento Ósseo
-Longitudinal
Periósteo
-Espessura
Trabalho de Anatomia Básica, apresentado ao curso de graduação de Fisioterapia, do Centro Universitário do Triangulo (UNITRI).
Orientador: Mestre Leandro Lopes.
Uberlândia
2014
Sumário.
1.Introdução.......................................................................Pag. 4
2. Cartilagem Epifisial........................................................Pag. 4
3. Periósteo.....................................................................Pag. 4-5
4. Conclusão......................................................................Pag. 5
1 Introdução.
O crescimento do osso começa na fase embrionária a partir do segundo mês de vida, depois do nascimento a criança já tem um esqueleto bastante ossificado mais tendo partes cartilaginosas, que permitem o crescimento dos ossos, é destacado durante o crescimento do indivíduo entre o período de 18 aos 20 anos, que é controlado por hormônios no qual se destaca o hormônio do crescimento produzido no lobo anterior da hipófise. Samatotrofina (GH) - Hormônio do crescimento.
Referencias: (http://www.icb.usp.br/mol/7-32-crescimentoosso1.html, http://www.asces.edu.br/eventos/ceff2011/anais/crescimento_e_desenvolvimento_do_tecido_osseo_e_relacao_com_.pdf )
2 Cartilagem Epifisial.
A cartilagem epifisial fica locada entre a epífise e diáfise dos ossos longos ainda em fase de crescimento. Constituído de tecido cartilaginoso que possibilita o crescimento do osso longo que se cessa ou seja se ossifica logo após o término da fase de crescimento.
Referencias: (http://www.nuclear.radiologia.nom.br/trabalho/estudo/anatomia/estdirig/esquelet.htm, Atlas de Anatomia Humana Henry Gray, F.R.S.