tecidos
Tecidos Conjuntivos :
- Tecido ósseo;
-Tecido adiposo
Articulações – noções greais, tipos
1
Constituintes articulares típicos das articulações móveis:
- superfícies articulares;
-cartilagem articular;
- cápsula articular;
- ligamentos;
-membrana sinovial;
- meniscos;
- receptores articulares – nociceptores e propriocetivos 2
3
Tipo
Propriame
nte dito
T
E
C
I
D
O
C
O
N
J
U
N
T
I
V
O
Características
Há predomínio de fibras. Podem ser orientadas todas na mesma direção (nos tendões) ou em várias direções (no tecido conjuntivo da derme, importante componente da pele).
Adiposo
Grande quantidade de células armazenadoras de lipídios.
Unilocular (amarelo) e multilocular (pardo). É o tecido encontrado na hipoderme (também chamado de tecido celular subcutâneo) associada à pele humana. O “toucinho” da pele do porco é tecido adiposo. Sangüíneo
(tecido reticular ou hemocitopoiétic
o)
De suporte Há mais células que fibras. É o mais comum. Preenche espaços entre as fibras (células) e feixes musculares. Serve de apoio aos epitélios e envolve vasos sangüíneos, vasos linfáticos e nervos.
Denso
De proprieda des especiais Frouxo
Células banhadas por abundante material extracelular que se desloca nos vasos sangüíneos, banhando praticamente todos os órgãos do corpo. Os elementos celulares são: glóbulos vermelhos (eritrócitos), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (ou trombócitos, que, na verdade, são restos celulares).
Cartilaginoso
Células conhecidas como condrócitos, imersas em uma matriz cartilaginosa de natureza orgânica. Tecido flexível e maleável encontrado em várias partes do organismo humano.
Ósseo
Células – osteoblastos, osteócitos e osteoclastos – contidas em matriz orgânica (osseína) e inorgânica (fosfato de cálcio). Função de suporte e proteção de órgãos internos e reservatório de cálcio.
4
Células específicas do tecido