Medicina Para Os Fortes
Química
Allan Rodrigues
06.04.2015
Aspectos Macroscópicos:
Propriedades da Matéria
1. (Fuvest 2014) O gráfico abaixo apresenta a solubilidade em água, a 25 °C, de álcoois primários de cadeia linear, contendo apenas um grupo –OH no extremo da cadeia não ramificada. Metanol, etanol e 1‐propanol são solúveis em água em quaisquer proporções.
a) Analise o gráfico e explique a tendência observada.
Um químico recebeu 50 mL de uma solução de 1‐dodecanol (C12H25OH) em etanol. A essa solução, adicionou 450 mL de água, agitou a mistura e a deixou em repouso por alguns minutos.
Esse experimento foi realizado a 15 °C.
b) Descreva o que o químico observou ao final da sequência de operações do experimento.
Dados:
1‐dodecanol é insolúvel em soluções diluídas de etanol em água ( 10% em volume).
ponto de fusão do 1‐dodecanol = 24 °C.
a densidade do 1‐dodecanol é menor do que a de soluções diluídas de etanol em água.
2. (Unicamp 2013) Um efluente industrial contaminado por Cr6+ recebe um tratamento químico que consiste na sua acidificação e na adição de ferro metálico. O ferro metálico e o ácido reagem entre si, dando origem ao íon Fe2+. Este, por sua vez, reage com o Cr6+, levando à formação dos íons Fe3+ e Cr3+. Depois desse passo do tratamento, o pH do efluente é aumentado por adição de uma base, o que leva à formação dos correspondentes hidróxidos pouco solúveis dos íons metálicos presentes. Os hidróxidos sólidos formados podem, assim, ser removidos da água.
a) Em relação ao tratamento químico completo do efluente industrial acima descrito, dê um exemplo de reação em que não houve transferência de elétrons e um exemplo de reação em que houve transferência de elétrons.
Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito.
Todos os direitos reservados.
Medicina para os Fortes
Química
Allan Rodrigues
06.04.2015
b) O resíduo sólido obtido ao final do processo de tratamento químico