medicina nuclear
1) Esquematize como ocorre a emissão das partículas Alfas e após identifique o número formado na tabela periódica.
As partículas alfa são constituídas por 2 prótons e 2 nêutrons, isto é, o núcleo de am átomo de hélio (He). Quando o núcleo as emite, perde 2 prótons e 2 nêutrons. Quando um radionuclídeo emite uma partícula alfa, seu número de massa diminui 4 unidades e seu número atômico diminui 2 unidades. Exemplos:
1) 2)
2) Esquematize como ocorre a emissão da partícula beta negativa ou beta e o que ocorre dentro do núcleo do átomo após sua emissão.
Quando um átomo emite uma partícula beta, ele se transforma em um novo elemento com o mesmo número de massa (porque o nêutron que havia antes foi “substituído” pelo próton), mas o seu número atômico (Z = prótons no núcleo) aumenta uma unidade.
3) Esquematize como ocorre a emissão da partícula beta positiva ou positiva e que ocorre dentro do núcleo do átomo após sua emissão.
No decaimento β+, um próton é convertido num neutron, com a emissão de um posítron, e de um neutrino de elétron:
Devido à presença do neutrino, o átomo e a partícula beta normalmente não retrocedem em direções opostas.
4) Discorra o que são Isótopos e Isóbaros e Isotonos.
Isótopos: são átomos que possuem mesmo número de prótons (Z) e diferente número de massa e sendo assim, consequentemente, diferente número de nêutrons. Os isótopos podem ser considerados também átomos de um mesmo elemento químico.Um exemplo é os três isótopos do elemento hidrogênio, que por sinal, são os únicos que possuem nomes especiais cada, sendo eles hidrogênio, deutério e trítio.
Isóbaros: são átomos de diferentes números de próton, mas que possuem o mesmo número de massa (A). Assim, são átomos de elementos químicos diferentes, mas que têm mesma massa, já que um maior número de prótons será compensado por um menor número de nêutrons, e assim por diante. Desse modo, terão propriedades físicas e químicas diferentes.