fisíca
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância. Para a separação dos componentes de uma mistura, ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve. Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa sequência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.
OBJETIVO
Esse relatório tem como objetivo relatar sobre Filtração simples à uma temperatura ambiente, com a 1º mistura de Sulfato de Cobre II (CuSO4) e Hidróxido de Sódio (NaOH) e a 2º mistura de leite, Ferrocianato de Potássio ( K4Fe(CN)6 ), Sulfato de Zinco( ZnSO4 ), obtendo assim a separação do sólido e do líquido.
1º PROCEDIMENTO
Adicionou-se em um béquer de 10mL 5mL de sol. de Sulfato de Cobre II, logo adicionou-se 5 mL de sol. de Hidróxido de Sódio(5%), Em seguda homogeneizou a solução.
A solução foi levada ao funil já com o papel filtro e começou então o processo de filtração.
*Observamos que no 1º procedimento o precipitado ficou com um aspecto gelatinoso com uma cor azulada.
NaOH(aq) + CuSO4(aq) = Na2SO4 + Cu(OH)2
2º PROCEDIMENTO
Em um béquer de 250mL foi colocado o leite, em seguida foi acrescido a ele 50mL de Água, homegenizou-se.
Foi adicionado na solução 5mL de sol. de Ferrocianeto de Potácio, e 5mL de sol. Sulfato de Zinco e mais 30mL de Água, agitou a solução com auxilio de uma bagueta.
Em