Medicações e suas vias
A administração de medicamentos deve ser realizada com eficiência,segurança e responsabilidade,a fim de que sejam alcançados os objetivos da terapêutica implementada e, dessa forma,uma melhora do quadro clínico do paciente .Portanto, devemos ter conhecimento dos métodos de administração: informações farmacológicas do medicamento ;métodos;vias e técnicas de administração. O método de administração dos medicamentos depende da rapidez com que se deseja a ação da droga,da natureza e quantidade da droga a ser administrada e das condições do paciente.As condições do paciente determinam muitas vezes, as vias de administração de certas drogas. Vias de administração:
Enteral(oral):Ingestão é o método mais comum,seguro,conveniente e econômico da prescrição do medicamento. Desvantagens da via oral são:impossibilidade absorção de alguns agentes por causa de suas características físicas;os vômitos em resposta à irritação da mucosa gastrintestinal;destruição de alguns agentes farmacológicos por enzimas digestivas;irregularidades de absorção ou cooperação por parte do paciente.
Sublingual:São colocados debaixo da língua para serem absorvidos diretamente pelos pequenos vasos sanguíneos ali situados,a absorção é rápida e o medicamento ingressa diretamente na circulação geral, sem passar atráves da parede intestinal e pelo fígodo. Mas a maioria dos medicamentos não pode ser administrada por essa via,porque a absorção é, em geral, incompleta.
Retal:É utilizada quando a ingestão não é possível por causa de vômitos ou por que o paciente se encontra inconsciente.A administracão de drogas via retal,por supositórios,tem objetivo deixar o medicamento livre do metabolismo de primeira passagem,no figado,pois a droga entra em vasos que a levam direto à veia cava inferior.Entretanto,muitas vezes,o supositório penetra um pouco mais,situando-se em uma região drenada por veias que drenam