medicaçao mais usados no pronto socorro
Definição: Nucleotídeo endógeno, presente em todas as células do organismo, com efeitos farmacológicos como: vasodilatação coronariana e atividade adrenérgica; redução do tempo de condução através do nódulo1 atrioventricular; possível interrupção da atividade reentrante através do nódulo1 AV e restauração do ritmo sinusal nas indicações abaixo. Meia- vida é estimada como inferior a 10 segundos; é metabolizada à inosina e adenosina monofosfato (AMP). Tem ação direta, portanto, sua atividade e metabolismo não são afetadas pelas funções renal ou hepática.
Indicação: Conversão da taquicardia supraventricular paroxística, incluindo a associação com Wolf- Parkinson-White. Auxiliar em testes cardíacos onde a adenosina substitui o stress.
Fernegan (Cloridrato de Prometazina)
Definição: O Fenergan cujo principio ativo é a prometazina, é um antiemético, antivertiginoso e antialérgico, que pode ser encontrado para toma oral, administração injetável ou uso tópico.
Indicação: Rinite alérgica ou vasomotora; conjuntivite alérgica; coceira; urticária; angio edema; espirros; corrimento nasal; dor pós-cirúrgica; reações anafiláticas; sedativo hipnótico; enjoo ou vertigem em viagem; náusea ou vômito e na potencializarão de analgésicos, devido à sua ação sedativa.
Dopamina
Definição: A dopamina é um neurotransmissor, precursor natural da adrenalina e da noradrenalina. Tem como função a atividade estimulante do sistema nervoso central.
Indicação: Alguns tipos de choque acompanhada de oligúria e resistência vascular periférica baixa ou normal. Choque cardiogênico e bacteriêmico, hipotensão intensa seguida da remoção da feocromocitoma.
Solu cortef (Hidrocortizona injetável)
Definição: A hidrocortizona é um anti-inflamatório esteroide de administração intramuscular ou intravenosa. Pode ser encontrado também sob a denominação de Flebocortid ou Cortizonal.
Indicação: Asma brônquica; otite ulcerativa; doença do colágeno; edema angio e neurótico;