Medias, experimentos físicos
O ato de medir é, em essência, um ato de comparar, e essa comparação envolve erros de diversas origens (dos instrumentos, do operador, do processo de medida etc.). Pretende-se aqui estudar esses erros e suas conseqüências, de modo a expressar os resultados de dados experimentais em termos que sejam compreensíveis a outras pessoas. O experimento irá abordar o uso das medidas físicas, utilizará o conceito de algarismos significativos, erros, desvios e incertezas. Um dos objetivos do experimento é aprender a medir as grandezas usando os instrumentos adequadamente. Você irar ver como algo simples que é medir o diâmetro de uma esfera pode haver resultados diferentes em diversos instrumentos e como essa medida afeta diretamente o resultado do seu volume e da sua densidade.
2. Parte Teórica
-Algarismos Significativos
Todas as medidas de uma propriedade física estão afetadas por uma incerteza, chamada em geral erro, desvio ou imprecisão da medida. Por isso, os resultados das medidas devem ser expressos de modo tal que se possa avaliar a precisão com que elas foram feitas (ou calculadas). Portanto, o número que representa a medida de uma propriedade física não pode ter uma quantidade qualquer de algarismos, ele deve conter apenas algarismos que representem realmente a precisão com que a medida foi feita, ou seja, todos os algarismos devem ter um significado. Introduzimos assim o conceito de algarismos significativos, procurando indicar que nem todos os algarismos que aparecem na representação de uma medida ou no resultado de uma operação matemática tem significado para os físicos.
Quando se escreve 6,41 cm, quer-se dizer que a incerteza (a dúvida da medida) está no último algarismo "1". É errado escrever que 6,41 cm = 6,410 cm, pois neste último caso a dúvida está no milésimo de centímetro e não em centésimo como no primeiro caso. -Erros e Desvios
Erro: é a