Medeia
EURIPEDES FOI UM DRAMATURGO GREGO QUE ESCREVEU A PEÇA MEDÉIA NO ANO DE 431 A.C., NAQUELA EPOCA O TEATRO ERA RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO DO HOMEM GREGO, EM PARTICULAR DO ATENIENSE E AS PEÇAS APRESENTAVAM DISCUSSOES SOBRE OS ACONTECIMENTOS COTIDIANOS DOS ATENIENSES, SE BASEANDO NOS MITOS. A MULHER TINHA UM PAPEL PARTICULAR NA CULTURA ATENIENSE QUE FOI DISCUTIDA DE UMA MANEIRA BASTANTE TRAGICA NESTA PEÇA.
INTRODUÇÃO- RODRIGO
O QUE PODERIA ACONTECER, SE UMA MULHER COBERTA DE EMOÇÃO E PAIXÃO, SENTIMENTOS IRRACIONAIS PARA OS GREGOS, EM OPOSIÇÃO AO HOMEM RACIONAL, DECIDISSE RESOLVER SUAS MAGOAS PELAS PRÓPRIAS MÃOS?
TRILHA SONORA
AMA- EDNA
AGORA TUDO LHE É ODIOSO, E ABORRECE-A O QUE MAIS AMA. TRAINDO A MINHA SENHORA E OS SEUS PROPRIOS FILHOS, JASAO REPOUSA NO TALAMO REGIO, TENDO DESPOSADO A FILHA DE CREONTE, QUE MANDA NESTAS TERRAS; E MEDEIA, DESGRAÇADA E DESPREZADA, CLAMA PELOS JURAMENTOS, INVOCA AS MAOS QUE SE APERTARAM, ESSE PENHOR MAXIMO, E TOMA OS DEUSES POR TESTEMUNHAS DA RECOMPENSA QUE RECEBE DE JASÃO.JAZ SEM COMER, O CORPO ABANDONADO A DOR, CONSUMINDO NAS LAGRIMAS TODO O TEMPO, DESDE QUE SE SENTIU INJURIADA PELO MARIDO, SEM ERGUER OS OLHOS, SEM DESVIAR O ROSTO DO CHAO. ABOMINA OS FILHOS E NEM SE ALEGRA COM VÊ-LOS.
MEDEIA - SAMARA
AI! DESGRAÇADA DE MIM E DOS MEUS MALES. AI, AI DE MIM, QUE FIM SERÁ O MEU?'
AI! AI! SOFRI, DESGRAÇADA, SOFRI MALES MUITO PARA LAMENTAR.Ó FILHOS MALDITOS DE MAE ODIOSA, PERECEI COM VOSSO PAI, E A CASA CAIA TODA EM RUINAS.
CORO - EDNA E O CLAYTON
COM JUSTIÇA CASTIGARAS O TEU MARIDO, Ó MEDEIA. NAO ME ADMIRO QUE DEPLORES A TUA SORTE. MAS VEJO TAMBÉM CREONTE, O PRINCIPE DESTA TERRA, QUE SE APROXIMA, MENSAGEIRO DE NOVAS DELIBERAÇÕES.
CREONTE - RODRIGO
A TI, Ó MEDEIA DE OLHAR TURVO, COM TEU ESPOSO IRADA, EU DIGO QUE SAIAS COMO EXILADA DESTE PAIS, LEVANDO CONTIGO OS TEUS DOIS FILHOS. E NÃO HESITES. QUE EU SOU DE TAL ORDEM O ARBITRO, E NÃO VOLTAREI PARA MINHA CASA ANTES DE TE EXPULSAR DOS CONFINS DESTA