mecânica
minério conhecido como manganês é um recurso natural que possui um papel muito importante no Brasil, onde são encontradas muitas reservas ou até mesmo, pela sua essência na produção de ligas de aço, onde seu consumo no país, gira em torno de 85%, justamente no setor siderúrgico, seu maior consumidor.
O aço manganês, também conhecido como Hadfield aço, é uma liga de aço e de manganês. Na composição do aço comum, há a inclusão do manganês, porém a parcela de manganês é muito pequena, podendo variar de 0,15% a 0,8%. O aço manganês contém cerca de 11% e pode variar até 15% no que tange a adição de manganês na composição do aço. Ao se adicionar este mineral na composição de uma liga de aço, diversas propriedades são adquiridas e são únicas quando comparadas com outras ligas, como a resistência ao magnetismo, resistência à abrasão, durabilidade e dureza extrema que se torna ainda melhor na superfície, sem que haja um aumento na fragilidade do material. Embora a sua alta durabilidade seja bem vista em muitas indústrias, este metal é muito difícil de ser perfurado e trabalhado, o que pode ser uma dificuldade, exigindo para isto, uma broca com ponta de diamante ou um outro método de perfuração com equipamentos poderosos.
O aço é uma liga de ferro e carbono, e, geralmente, tem quantidades vestigiais de outros metais, tais como o próprio manganês. A quantidade habitual de manganês é muito pequena e ajuda a tornar o aço mais resistente para que o mesmo possa ser utilizado na confecção de ferramentas ou na construção civil. O aço manganês adiciona uma quantidade substancial de manganês a esta mistura, cerca de 11 por cento a 15 por cento, mas algumas siderúrgicas são capazes de adicionar até 25 por cento de manganês.
O manganês, quando utilizado em uma quantidade muito elevada, empresta muitas propriedades