mecânica dos solos
INTRODUÇÃO
O solo por se tratar de um material natural, cujo seu processo não depende de forma direta da intervenção humana, o seu estudo e a compreensão do seu comportamento dependem de uma serie de conceitos desenvolvidos em diferentes tipos de conhecimento. A mecânica dos solos é o estudo do comportamento de engenharia do solo quando este é usado como material de construção ou como material de fundação.
A determinação do teor de umidade de uma amostra de solo e definhada pela relação entre a massa de água contida em uma amostra de solo dividido pela massa de solo seco, sendo expressa em quilogramas de água por quilogramas de solo, ou multiplicando-se por 100, tem-se a porcentagem.
MATERIAL E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DO SOLO PELO SPEED TEST É um aparelho que determina rapidamente o teor de umidade de uma amostra de solo através da leitura dos resultados da pressão manométrica obtidos da tabela padrão.
Aparelhagem e Amostra
Aparelho Speed Test;
Balança;
Ampolas de carbureto;
Esferas metálicas;
20g de solo úmido; Forma de Execução
Pesagem da Amostra;
Amostra de solo é colocada dentro do cilindro com as esferas metálicas e as ampolas de carbureto;
O aparelho é agitado até que as ampolas se quebrem;
Com a pressão formada dentro do aparelho é possível descobrir o teor de umidade da amostra de solo;
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DO SOLO POR ESTUFA PADRÃO
Neste ensaio consiste basicamente na pesagem de 3 amostra de solos iguais, colocadas na estufa a uma temperatura de 110°C por aproximadamente 24 horas. Após a secagem total da amostra pesa-se novamente o solo seco e divide a massa da água pela massa do solo e multiplica por 100 e encontra-se o teor de umidade do solo.
Aparelhagem e Amostra
Cápsulas numeradas;
Bandeja metálica;
Balança;
Estufa;
Duas Amostras de solo;