Mecânica dos fluidos
A mecânica dos fluidos é a parte da física que estuda o efeito das forças em fluidos. Os fluidos em equilíbrio estático são estudados pela hidrostática e os fluidos sujeitos a forças externas diferentes de zero são estudados pela hidrodinâmica.
Respeitam a conservação de massa, quantidade de movimento ou momentum linear e momentum angular, de energia, e de entropia. A conservação de quantidade de movimento é expressa pelasequações de Navier Stokes. Estas equações são deduzidas a partir de um balanço de forças/quantidade de movimento a um volume infinitesimal de fluido, também denominado de elemento representativo de volume.
Atualmente, o estudo, análise e compreensão da fenomenologia da maior parte dos problemas em dinâmica de fluidos e em transferência de calor, como macro-áreas que compõem a dinâmica de fluidos, são desenvolvidos através da Modelagem Computacional. Nesta, um modelo matemático é desenvolvido, com base na fenomenologia do problema considerado. A partir deste modelo, geralmente um sistema deequações diferenciais parciais ou equações diferenciais ordinárias, é desenvolvido um modelo computacional ou utilizado um código computacional comercial, para a execução de simulações numéricas, emfluidodinâmica computacional, obtendo-se assim projeções temporais da solução do problema.
Esta solução é condicionada pelas condições iniciais e condições de contorno do problema, que estabelecem as condições de evolução deste no tempo e no espaço.
Desenvolvimento
Conseitos fundamentais dos fluído De uma maneira geral sabemos identificar a matéria como um sólido, como um líquido ou como um gás. Sabe-se, também, que a matéria, quer seja sólida, líquida ou gasosa, é composta por partículas (moléculas, átomos, etc.) e que estas se encontram largamente espaçadas entre si. Solidos, Liquidos e Gases.
A propriedade fundamental que caracteriza liquidos e gases sob o ponto de vista