Mecânica Aplicada
2.1 - Passo1
O mecanismo que troca as marchas dos carros, também conhecido como caixa de cambio, é importante, pois, é com ela que podemos tirar o máximo de um motor. Nesta caixa que são realizadas as relações entre as engrenagens para poder realizar o melhor uso do torque gerado pelo mesmo.
Esse mecanismo possui as versões manuais ou automáticas, onde o manual é um mecanismo muito simples e o automático um mecanismo muito mais complexo, caro e de difícil manutenção.
2.1.1 - Mecanismo de troca de marchas manuais
Os mecanismos que trocam de marchas com a intervenção do motorista podem ter de cinco a sete velocidades, onde para que as velocidades sejam transferidas, faz-se necessário o uso de um mecanismo (pedal) que faz a ligação entre o motor e a caixa de marchas, chamado embreagem.
A seguir, tabela de relação para um mecanismo de troca de marchas manuais de cinco velocidades:
Relação de Rotações Por Minuto (RPM) na transmissão do eixo de saída com o motor a 3.000 rpm
1ª 2.315:1 1.295
2ª 1.568:1 1.913
3ª 1.195:1 2.510
4ª 1.000:1 3.000
5ª 0.915:1 3.278
A imagem abaixo mostra uma transmissão de cinco velocidades simples, em ponto morto. O eixo do motor transfere a energia para da sua engrenagem para a engrenagem maior do eixo vermelho, onde esse movimento é transferido para as outras engrenagens vermelhas. Essas, por sua vez, transferem energia para as engrenagens azuis que estão girando em falso no eixo em amarelo, que possui a engrenagens roxas que estão fixas ao eixo do diferencial que estão ligadas diretamente ao garfo de cambio, que, por sua vez, está em ponto morto por não estar engrenado em nenhuma das engrenagens azuis que estão recebendo energia do motor.
2.1.2 - Mecanismo de troca de marchas automático
Da mesma maneira como funciona uma caixa manual, o trabalho principal de uma caixa automática é permitir ao motor que trabalhe dentro das suas especificações de rotação, mas ao mesmo tempo, proporcione variadas rotações de