Centro de Distribuição
Escola Técnica do IESB
Turma Iesb/JK
Lucivanda Aguiar Silva
Fabrício
Edvaldo
CD (Centro de Distribuição)
Professor orientador: Gruwer Iuri
Brasília, 19 de julho de 2014.
Centros de Distribuição
O Centro de Distribuição, também conhecido como “CD” constitui-se em um dos mais importantes elos da cadeia de suprimentos, capaz de disponibilizar produtos com a velocidade desejada e a flexibilidade exigida pelo consumidor. O CD é uma configuração regional de armazém onde são recebidas cargas de diversos fornecedores. Sua missão consiste em gerenciar o fluxo de materiais e informações, consolidando estoques e processando pedidos para a distribuição física.
O CD não pode ser comparado aos tradicionais depósitos, galpões ou almoxarifados, uma vez que suas funções não se adequam completamente ao sistema logístico. Para especialistas, a principal diferença entre uma estrutura e outra, está no fato dos depósitos apenas armazenarem produtos para ofertar aos seus clientes, enquanto que os CD’ s são instalações preparadas com o objetivo de receber produtos just-in-time, de modo a atender as necessidades dos clientes.
São estruturas projetadas para colocar produtos em movimento e não apenas armazená-los, mantendo o estoque necessário para controlar e equilibrar as variações entre produção e demanda. Pode também acumular e consolidar produtos de vários fabricantes, combinando com o carregamento para clientes ou destinos comuns, além de servir de local para customização desses produtos incluindo embalagem, etiquetagem e precificação.
Essas estruturas como qualquer elo de uma cadeia de suprimentos, possuem vantagens e desvantagens, as principais vantagens e desvantagens dos centros de distribuição são:
Vantagens:
Melhoria nos níveis de serviço em função de reduções no tempo das entregas ao cliente/usuário;
Redução nos gastos com