Mecânica aplicada
DEC - COD 3764 I - 2007
Resumo das notas de aula do professor. Adaptação do material de vários professores, e do livro “Mecânica vetorial para engenheiros”, Ferdinand P. Beer e E. Russell Johnston, Jr.; McGraw-Hill, 1976. JDNC - 2007
ESTÁTICA – DEC 3674
1
1 Morfologia das estruturas
1.1 Definição de estrutura
Estruturas são sistemas compostos de uma ou mais peças, ligadas entre si e ao meio exterior de modo a formar um conjunto estável, isto é, um conjunto capaz de receber solicitações externas, absorvê-las internamente e transmiti-las até seus apoios, onde estas solicitações externas encontrarão seu sistema estático equilibrante.
P
P
P Pilar
P
Viga
Pilar Fundação
Fundação
Fundação
1.2 Classificação das estruturas
Definição de componentes de uma estrutura Os componentes de uma estrutura são chamados de elementos, barras ou membros estruturais, que devem ser capazes de receber e transmitir esforços. Podem ser: • • • Unidimensionais: Vigas, pilares, barras, travessas, colunas etc. Bidimensionais: Folhas: as lajes e as paredes. Tridimensionais: Sólidos, blocos etc.
1.2.1 Classificação quanto aos elementos estruturais
• Estruturas reticuladas (compostas de barras): Vigas, pórticos planos e espaciais, treliças planas e espaciais, grelhas, etc. As barras são os elementos em que uma das dimensões é bastante maior que as outras duas, as dimensões da seção são nitidamente menores que a extensão da sua linha central. Barras de forma prismática são retas e de seção constante. • Estruturas de superfícies (folhas): placas (lajes) e Chapas (paredes, vigas paredes). As folhas são os elementos em que uma das dimensões é bastante menor que as outras duas, a espessura é nitidamente menor que as dimensões da seção. As placas recebem cargas normais ao seu plano e as chapas na direção de seu plano.
ESTÁTICA – DEC 3674
2
•
Estruturas de volume: Blocos de fundação, barragens de gravidade etc. São os elementos