Mecanismos fisiológicos do sono e vigília
Ritmos
a) Circadianos: vigília-sono (periodicidade em torno de 24h)
b) Infradianos: batimento cardíaco (periodicidade < 24h)
c) Ultradianos: ciclo menstrual, ciclo das marés (periodicidade > 24h)
Marcapassos: osciladores primários, que exibem ritmicidade geneticamente determinada, auto-sustentada, endógena, mesmo na ausência de pistas temporais externas (= relógio biológico).
EX: pessoas mantidas em cavernas por períodos de várias semanas ou meses continuam dormindo e acordando com uma periodicidade de aproximadamente 25h.
Ciclo circadianos
Designa o período de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar.
CONFORME O HORÁRIO E A NECESSIDADE, O ORGANISMO LIBERA,
ATRAVÉS DA GLÂNDULA PITUITÁRIA, HORMÔNIOS RESPONSÁVEIS
POR UMA SÉRIE DE FUNÇÕES DO ORGANISMO.
Regulação sono-vigília
•O processo de regulação dos períodos de sono e vigília utiliza-se do hormônio melatonina.
•Em ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono.
•É importante eliminar do ambiente quaisquer fontes de som, luz, aroma, ou calor que possam acelerar o metabolismo e impedir o sono, mesmo que não percebamos
Glândula pineal: sintetiza e libera a melatonina
Durante o dia, a retina estimula o NSQ cujos neurônios são inibitórios. Como conseqüência, os neurônios do núcleo paraventricular deixam de estimular os neurônios pré-ganglionares simpáticos da medula e a produção de melatonina é baixa durante o dia (ou quando o fotoperiodo é longo).
A noite, acontece o contrário e a concentração de melatonina aumenta. O seu aumento induz o sono.
Sono
Por muito tempo acreditou-se que o sono era um período em que a atividade cerebral estaria muito reduzida, ocasionado devido à fadiga provocada pelas várias horas de vigília, o que causaria uma menor sensibilidade a estímulos que