Mecanismos Fisiologicos da Atenção
A Atenção é uma atitude mental onde a atividade psíquica é concentrada sobre um estímulo específico.
0 homem recebe um imenso número de estímulos mas entre estes ele seleciona os mais importantes e ignora os restantes. Potencialmente ele pode fazer um grande número de possíveis movimentos mas destaca poucos movimentos racionais que integram as suas habilidades e inibeos outros. Surge-lhe grande número de associações mas ele conserva apenas algumas, essenciais para a sua atividade, e abstrai as outras que dificultam o seu processo racional de pensamento. A seleção da informação necessária, o asseguramento dos programas seletivos de ação e amanutenção de um controle permanente sobre elas são convencionalmente chamados de atenção.
No presente trabalho faremos uma abordagem significativa dos mecanismos fisiologicos da atenção e sabendo que a atenção encontra-se relacionada com a excitação de determinados centros nervosos e a inibição de outros. Para uma cabal compreenção das bases fisiologicas da atenção torna-se necessário a compreencção da lei da indução dos processos nervosos.
De acordo a esta lei os processos da excitação que surgem numa determinada zona parte do cortex cerebral, prococam a inibição noutras zonas. E inversamente a inibição de uma parte do cortex provoca uma elevada excitação noutras partes, esta é a lei da indução negativa e positiva dos processos nervosos. A indução negativa processa-se quando a excitação provoca reforça e intensifica a inibição, a indução positiva verifica-se quando a inibição reforça a excitação.
OS MECANISMOS FISIOLOGICOS DA ATENÇÃO
Durante muito tempo a Psicologia e a fisiologia tentaram descrever os mecanismos que determinam a ocorrência seletiva dos processos de excitação e servem de base à atenção. Durante muito tempo, porém, essas tentativas se limitaram a indicar esse ou aquele factor, sendo antes descritivas do que autenticamente discriminatórias dos mecanismos fisiológicos da