Mecanismos de sustentação dos grupos sociais
Esse pequeno trabalho, caro leitor, vai demonstrar a importância, a definição a necessidade de possuir o mecanismo de sustentação dos grupos sociais na sociedade dos tempos modernos. Você vai viajar numa pequena demonstração de contexto de sociedade, aprendendo mais um pouco sobre a divisão desse tão importante assunto que existe sem percebermos em nosso cotidiano. Ao passar por cada página seguinte, você passará por definições exemplos, tipos e a conclusão feita para explicar mais esses mecanismos de sustentação dos grupos sociais.
Definição e exemplos
Todo grupo social dispõe de meios que o sustente. Sem esses mecanismos, os grupos sociais, não existiriam e tudo seria ma anarquia geral.
O primeiro mecanismo de sustentação é a liderança, que consiste na capacidade de alguém chefiar, comandar ou orientar outros indivíduos. O homem mostrou ao longo da história a importância que a liderança tem sobre os grupos sociais, já que desde a pré-história já existiam líderes.
Resumindo a liderança é qualquer tipo de ação exercida por um líder, aquele que dirige o grupo, desempenha o papel de integrador entre seus membros, e consegue transmitir-lhes idéias e valores.Existem dois tipos de lideranças:
Liderança institucional: que deriva da autoridade e sua promulgação, ou seja, deriva da autoridade que uma pessoa tem em virtude da posição social ou cargo que ocupa. Tem-se como exemplo: um gerente de uma fábrica, o pai de família, etc.;
Liderança Pessoal: originada pelas habilidades próprias do líder, ou seja, é aquela que se origina das qualidades pessoais do líder (inteligência, prestígio social e moral, poder de comunicação, atitudes, encanto pessoal). É entre os líderes pessoais que geralmente surgem os líderes carismáticos. Como exemplo podemos lembrar de: Antônio Conselheiro, Padre Cícero, Mao Tse-tung, Evita Perón, etc..
O segundo e o terceiro, respectivamente mecanismo de sustentação social são as normas sociais e sanções sociais. Elas são as formas