Mecanismo de sustentaçao dos grupos sociais
José Lins do Rego Cavalcanti nasceu em 3 de julho de 1901 em Pilar na Paraíba, filho de João do Rego Cavalcanti e de Amélia Lins Cavalcanti, ambos de famílias ligadas à economia açucareira.
Passou a infância no engenho de seu avô materno, mas fez os estudos secundários em João Pessoa, publica artigos em suplementos literários e, depois de um tempo, passa a escrever romances. Formou-se em Direito no Recife em 1918. Exerceu o cargo de promotor público em Manhuaçu, Minas Gerais e passou a colaborar no Jornal do Recife.
Em 1922 fundou o semanário Dom Casmurro e participou da Semana de Arte Moderna com o grupo regionalista do Recife. Casou-se em 1824 com D. Filomena Masa Lins do Rego e dois anos depois se transferiu para Maceió, onde publicou o seu primeiro livro, Menino de engenho (1932), custeado com dinheiro do próprio bolso e que atingiu enorme repercussão, tornando-se peça chave de sua obra. No ano seguinte voltava às livrarias com “Doidinho”.
Nomeado fiscal do imposto de consumo, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1935, onde passou a colaborar em jornais cariocas e exerceu cargos ligados á diplomacia. Apaixonado por futebol, José Lins do Rego deu vazão a seu lado esportivo e foi secretário geral da Confederação Brasileira de Desportos de 1942 a 1954 e chegou a integrar a diretoria do Flamengo.
5 Resumo
A obra Menino de Engenho tem como cenário o interior paraibano, a Fazenda Santa Rosa e o engenho de açúcar da avó do menino Carlinhos. Aos quatro anos de idade, Carlinhos, após a morte da mãe, assassinada pelo pai enlouquecido e posteriormente internado, o menino vai viver na