Mecanismo de sustentação dos grupo s sociais
Os períodos da filosofia grega: Os quatro grandes períodos da Filosofia grega, nos quais seu conteúdo muda e se enriquece, são:
1. Período pré-socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza.
2. Período socrático ou antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a
Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas, e busca compreender qual o lugar do homem no mundo. (Sócrates contra os sofistas).
3. Período sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado pela cosmologia e pelas investigações sobre a ação humana na ética, na política e nas técnicas. A filosofia se interessa em mostrar que tudo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento e de suas demonstrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência. Além disso, os filósofos procuram encontrar o fundamento último de todas as coisas ou da realidade inteira, e essa investigação, séculos mais tarde, será designado com o nome de metafísica. 4. Período helenístico ou greco-romano, do final do século III a.C. até o século VI depois de
Cristo. Nesse longo período, que já alcança Roma e o pensamento dos primeiros Padres da
Igreja, a Filosofia se ocupa sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre o homem e a Natureza e de ambos com Deus.
Refêrencias:
http://www.primeirafilosofia.com.br/primeirafilosofia/Unidade1/filosofia.pdf
Colégio:Estadual Assis Chateaubriand
Aluno(a)s:Beatriz,David,Jeovana,Joiane,Lorena,Michele
Prof°:Jaldinei
Série:2°A-M