Fullbuster
Toda a sociedade tem uma serie de forças que mantém os grupos sociais. As principais são a liderança, as normas e sanções sociais, os valores sociais e os símbolos sociais.
Liderança
O primeiro mecanismo de sustentação é a liderança, que consiste na capacidade de alguém chefiar, comandar ou orientar outros indivíduos. O homem mostrou ao longo da história a importância que a liderança tem sobre os grupos sociais, já que desde a pré-história já existiam líderes. A liderança é qualquer tipo de ação exercida por um líder, aquele que dirige o grupo, desempenha o papel de integrador entre seus membros, e consegue transmitir-lhes idéias e valores.Existem dois tipos de lideranças:
Liderança institucional: que deriva da autoridade e sua promulgação, ou seja, deriva da autoridade que uma pessoa tem em virtude da posição social ou cargo que ocupa. Tem-se como exemplo: um gerente de uma fábrica, o pai de família, etc.;
Liderança Pessoal: originada pelas habilidades próprias do líder, ou seja, é aquela que se origina das qualidades pessoais do líder (inteligência, prestígio social e moral, poder de comunicação, atitudes, encanto pessoal). É entre os líderes pessoais que geralmente surgem os líderes carismáticos. Como exemplo podemos lembrar de: Antônio Conselheiro, Padre Cícero, etc.
Normas e Sanções Sociais
O segundo e o terceiro, respectivamente dos mecanismos de sustentação social são as normas sociais e sanções sociais.
NORMAS SOCIAIS – conjunto de regras que orientam e controlam o comportamento das pessoas na sociedade ou no grupo. Elas indicam o que é permitido e o que não é.
SANÇÃO SOCIAL – Aprovação ou reprovação que a sociedade ou grupo social dá ao comportamento de um indivíduo ou conjunto de indivíduos, e que se manifesta por meio de atos informais ou formalizados, individuais ou coletivos.
Podemos perceber que norma e sanção social não se dissociam, pois se um indivíduo cumpre o que se espera