Mecanismos de Acessibilidade
Paula Cristina Klahold Rodrigues dos Reis1
Camila Pressotto. 2
“Cabe ao Estado e à sociedade promoverem a inclusão social das pessoas com deficiência com equiparação de oportunidades”.
RESUMO
Este artigo tem como proposta disseminar e apresentar os diversos mecanismos tecnológicos existentes que propiciam aos que contém necessidades especiais, um maior acesso à tecnologia. Levando em consideração os diferentes déficits físicos ou mentais que exigirão tecnologias diferenciadas para o alcance de todos a um mundo em constante evolução tecnológica. Procurará também apresentar o registro tanto escrito como visual da utilização de alguns equipamentos por alunos com deficiências, nas aulas de informática da Instituição CAPP - Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick.
Palavras-chave: mecanismos tecnológicos existentes; diferentes déficits físicos ou mentais; deficiências.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente o número de indivíduos com deficiências físicas ou mentais que fazem uso da tecnologia a seu favor, tem crescido consideravelmente.
Os usos destas tecnologias vêem facilitar desde tarefas cotidianas como também propiciar um maior desenvolvimento cognitivo lhes permitindo, muitas vezes, tornarem-se menos dependentes de outras pessoas e, por conseguinte, mais confiantes e motivados.
Este trabalho tem como proposta apresentar alguns mecanismos que permitirão uma maior acessibilidade na realização de diversas tarefas por parte dos indivíduos com as mais diversas deficiências físicas e/ou mentais.
Ainda muito falta a disseminar, conscientizar e aplicar estas tecnologias que serão apresentadas junto à empresas, escolas e locais que possuam pessoas com necessidades especiais. Muitas por falta de treinamento, instalações ou adaptações que requeiram um maior empenho, conhecimento e espaço hábil ao profissional que deverá estar viabilizando estes recursos junto ao seu público cativo.
2. AS DIVERSAS DEFICIÊNCIAS