Atividade 4 Gestão da produção e Logistica
PMP - Programa Mestre de Produção. Para iniciar temos que conceituar e posicionar o Programa Mestre de Produção e o Plano Mestre de Produção. Basicamente, o Plano Mestre de Produção ocupa-se com a programação dos produtos finais ou famílias de produtos. Sua visão é de longo prazo e em alguns casos podendo chegar a mais de um ano de abrangência. Na hierarquia, o nível de planejamento do Plano Mestre de produção está acima do Programa Mestre de Produção. Já o Programa Mestre de Produção possuí uma visão de tempo mais curta, com períodos de planejamento de semanas, meses ou trimestres, por exemplo. Nós usamos o Programa Mestre de Produção quando existem muitas variáveis nos produtos finais, e assim situamos o programa mestre em um nível abaixo do plano mestre de produção. O programa Mestre de Produção é o que desejamos produzir fisicamente e leva em consideração as limitações e gargalos da fábrica, detalhando também os prazos dos pedidos. (Extraído e adaptado de: http://joaomayer-purchasinglogistics.blogspot.com/2007/09/pmp-programa-mestre-de-produo.html)
Com relação ao programa mestre de produção, É INCORRETO afirmar:
Resposta Selecionada:
Corretae. No JIT não se utiliza programação MRP e, portanto, não necessita de programa mestre de produção.
Resposta Correta:
Corretae. No JIT não se utiliza programação MRP e, portanto, não necessita de programa mestre de produção.
Feedback da resposta:
Realmente No JIT não se utiliza programação MRP, mas é necessário o programa mestre de produção, pois sem o qual não seria possível definir as quantidades a serem produzidas, o empenho das máquinas e o fluxo de produção. O programa mestre de produção deve ser utilizado em qualquer modelo.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
No sistema MRP, para que os dados de saída, como as ordens de produção e de compras, sejam confiáveis, todas as entradas devem ser corretamente parametrizadas e controladas com absoluto rigor. Se, por exemplo, as restrições de