Mecanismo imunológico
A idade, os fatores genéticos, metabólicos, ambientais, anatômicos, fisiológicos, nutricionais e microbiológicos. Mais jovens e nos idosos é observada uma maior suscetibilidade as infecções que está relacionada com a capacidade imunológicas limitadas nessas faixas etárias. È adquirido após o nascimento, durante um período de mais ou menos longo de vida, o envelhecimento provoca modificações estruturais e funcionais em diferentes sistemas circulares incluindo o imunológicos. Fatores genéticos demonstram estar relacionados em determinados níveis de suscetibilidade e certas infecções na população. Outros fatores metabólicos que condicionam a depressão de alguns sistemas hormonais e originam uma maior suscetibilidade as infecções , nesse sentido são exemplos os níveis reduzidos de secreção hormonal pancreática, supra- renal e tireoidiana.
Os fatores nutricionais também estão relacionados com reduções da capacidade imunológicas. OS efeitos prejudiciais dos déficits dietéticos específicos, de minerais aminoácidos e vitamina do complexo B estão relacionadas no desenvolvimento da imunidade adquirida,tanto hormonal quanto celular. Determinadas circunstâncias uma redução da ingestão de proteínas pode originar uma potenciação da resposta imunológica. A deficiência do ferro está associada a um aumento de prevalência de infecções, déficits de zinco e magnésio estão relacionadas com quedas de imunidades, indivíduos mal-nutridos foram descritas reduções da produção de inter-leucina -1 , fase aguda em processos infecciosos e inflamatórios.
Efeitos do Exercício sobre o sistema Imunológicos
Tanto o “estresse” psicológico quanto o produzido pelo exercício físico são acompanhados por um aumento de descarga de catecolaminas, que exercem influência sobre uma série de processos fisiológicos, sendo um fator mais na modulação da imunidade. “ Estresse “ se reflete em modificações bioquímicas,