Mecanismo de funcionamento do sistema nervoso
Prof. MSc Manoel Monte C Filho
Universidade Federal do Piauí.
Os sistemas envolvidos na coordenação e na regulação das funções do corpo são os sistemas nervoso e endócrino.
O sistema nervoso humano é o mais complexo entre os animais. Sua função básica é de receber informações sobre as variações externas e internas e produzir respostas a essas variações através dos músculos e glândulas. Desta forma ele contribui, juntamente com o sistema endócrino, para a homeostase do organismo. Além do mais, o sistema nervoso humano possui as chamadas funções superiores que inclui: a memória, que corresponde á capacidade de armazenar informações e depois resgatá-las, o aprendizado, o intelecto, o pensamento e a personalidade.
As mensagens nervosas podem ser grosseiramente comparadas com correntes elétricas que caminham por células especiais: os neurônios. Essas mensagens são os impulsos nervosos. Os neurônios contam com quatro propriedades fundamentais para as funções que exercem: a irritabilidade (capacidade de reagir aos estímulos) e a condutibilidade (uma vez alterados pelos estímulos, os neurônios transmitem essa alteração por toda sua extensão, em grande velocidade). O tempo decorrido entre um estímulo e a resposta que ele promove é sempre muito pequeno; a crinosidade (capacidade de produzir substância químicas fisiologicamente ativas, os neurotransmissores e os neuro-hormônios; e a plasticidade neuronal (capacidade de formar novas trilhas para aprender novas funções).
As mensagens transmitidas pelo sistema endócrino têm natureza química — os hormônios. Estes são substâncias que se distribuem pelo sangue e modificam o funcionamento de outros órgãos, denominados órgãos-alvo. A atuação do sistema endócrino é mais lenta, pois há latência entre a recepção do estímulo, a liberação do hormônio, sua chegada ao órgão-alvo e a execução da resposta que ele provoca. Entretanto, esse sistema tem uma vantagem em relação ao