Mecanismo De Defesa Do Ego
B) Em minhas próprias palavras entendo que os mecanismos de defesa são um modo de se defender de uma situação, diminuindo a ansiedade, negando ou deformando a situação. Esses mecanismos protegem o nosso Ego, existem vários e uma pessoa não utiliza todos, ao contrário, ela se identifica com alguns e os usam com freqüência. Podem se dividir em:
1-Regressão: Retorno as formas de gratificação de fases anteriores, devido aos conflitos que surgem em fases posteriores de desenvolvimento. Um exemplo é uma criança que já havia largado a chupeta, após uma internação, volta a pedi-la.
2-Projeção: Atribuir sentimentos ou impulsos inaceitáveis para si mesmo a outra pessoa. Um exemplo é uma pessoa que possui tendências homossexuais, porém devido à sociedade ser tão preconceituosa e esteriotipante, essa pessoa os critica e agride sem se dar conta de seus próprios sentimentos.
3-Repressão: Retirada de idéias, afetos ou desejos perturbadores da consciência, pressionando-os para o inconsciente. Um exemplo é quando uma pessoa passa por um acidente de trânsito traumático e não se lembra do ocorrido.
4-Formação Reativa: Fixação de uma idéia, afeto ou desejo na consciência, opostos ao impulso consciente temido. Por exemplo: a mãe que não consegue admitir sentir qualquer tipo de ressentimento em relação ao filho, por vezes, o superprotege.
5-Racionalização: O processo de achar mecanismos lógicos e racionais aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis; arrumar desculpas que justifiquem o comportamento. Um exemplo é um alcoólatra, que diz que essa situação é válida, pois a bebida é sua única companheira e a única que o “entende”.
6-Fantasia: Mecanismo de defesa que proporciona uma satisfação ilusória para os desejos que não se podem realizar- o inconsciente cria uma satisfação-substituta que fica em lugar da realidade. Um exemplo é um homossexual que mantém relações com sua esposa pela pressão da sociedade, mas faz isso pensando um imaginando