Mecanismos de defesa do Ego
Mecanismos de defesa do Ego
Compensação
Encobrir uma fraqueza real ou percebida enfatizando uma característica que se considera mais desejável. Exemplo: Um menino deficiente físico não consegue jogar futebol, por isso compensa tornando-se muito estudioso.
Negação
Recusar-se a reconhecer a existência de uma situação real ou os sentimentos associados a ela. Exemplo: Uma mulher toma bebidas alcoólicas todos os dias e não reconhece que está com um problema.
Deslocamento
A transferência de sentimentos de um alvo para outro, que é considerado menos ameaçador ou é neutro. Exemplo: Um cliente está furioso com seu médico, não expressa isso, mas agride verbalmente a enfermeira.
Identificação
Uma tentativa de aumentar o valor pessoal adquirindo alguns atributos e características de um indivíduo que se admira. Exemplo: Um adolescente que precisou de uma reabilitação longa após um acidente torna-se fisioterapeuta em consequencia de suas experiências.
Intelectualização
Uma tentativa de evitar a expressão de emoções reais associadas a uma situação de estresse pelo uso dos processos intelectuais da lógica, raciocínio e análise. Exemplo: O marido está sendo transferido no emprego para uma cidade bem distante dos pais de sua esposa. Ela oculta a ansiedade explicando aos pais as vantagens associadas a mudança.
Introjeção
Integrar as crenças e os valores de um outro indivíduo à estrutura do próprio ego. Exemplo: As crianças integram o sistema de valores de seus pais ao processo de formação da consciência. Uma criança diz a um amigo: ‘’Não trapaceie, isso é errado’’.
Isolamento
Separar um pensamento ou recordação do sentimento, afeto ou emoção a eles associados. Exemplo: Uma mulher jovem descreve como foi atacada e estuprada, sem demostrar nenhuma emoção.
Projeção
Atribuir sentimentos ou impulsos inaceitáveis para si mesmo a outra pessoa. Exemplo: Uma mulher