Mecanicismo
Filme: Tempos Modernos.
Tempos Modernos é um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado.
É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismo, fordismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja.
E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.
Inconsciente.
Pintura: Primavera de Valdney Suzart.
A mãe do pintor Valdney Suzart foi a inspiração de Primavera, a imagem de uma idosa com flores brotando de suas veias: vitalidade onde aparentemente há sequidão. A tela é umas das 15 obras da mostra Sonhos e recôncavo, em cartaz na Caixa Cultural, em São Paulo.
A seleção traz pinturas que são realistas a ponto de lembrar montagens com fotografias, mas que também evocam o surrealismo, movimento artístico que, influenciado pelas teorias de Sigmund Freud, enfatiza o papel do inconsciente na criação artística – imagens oníricas, aliás, como o nome da exposição deixa entrever, são uma das fontes de inspiração de Suzart, bem como o sincretismo característico da região do Recôncavo Baiano, onde ele nasceu e vive, na cidade de Muritiba, como se vê na obra O grito e o silêncio.