Mecanica
O texto propõe uma nova leitura sobre o levante de Manoel Congo , não esquecendo de analisar todo o contexto da época, as influências, e redes de informações.
O primeiro fato a se destacar foi o salto no numero de sesmarias nesta região que saltaram grandiosamente, de apenas uma em 1797 e duas na década de 80 passaram para 23 nos outros anos e 112 entre 1811 e 1815.
A implantação e expansão do café nesta região foram sustentadas pelo grande fluxo de escravos africanos, numa escala nunca antes experimentada. O que sustentava esse número de escravos também era a importação de levas maciças de jovens escravos africanos do sexo masculino. A média de idade era de 28,84.
Fica evidente que a importação de africanos se intensificou ainda mais entre 1841 e 1851. Enquanto duas décadas antes a média de escravos era de 69% por plantel nessa época chegou a 75%. (O que comprova o conceito de segunda escravidão que o professor falou na sala)
Em 1839 morreu Luis Gomes Ribeiro(fazenda Guaribu e sítios dos encantos) e a família ainda estava sob o efeito das fuga dos escravos do rival Manoel Francisco Xavier dono das fazendas Freguesia e Maravilha. O episódio colocou em alerta toda a região. Mas um dos líderes na revolta era Epifânio feitor do sítio dos encantos.
Sobre a revolta
Manoel Francisco Xavier era considerado um mal senhor pelos escravos e pelos outros senhores. O que já deixou com que todos já suspeitassem que poderia acontecer alguma revolta nas suas fazendas. Assim no dia 6 de novembro de 1838 os escravos da Fazenda Freguesia liderados por Manoel Congo e outros escravos arrombaram a senzala , pegaram algumas mulheres que estavam na casa grande (desceram por escadas colocadas na janela). Foram para a Fazenda Maravilha onde encontraram com os outros escravos do mesmo dono . Dirigiram-se para a mata de Santa Catarina onde se encontraram com o grupo que havia fugido das terras de Luiz Gomes Ribeiro. O